A menstruação na visão Ayurveda

A menstruarão para o Ayurveda é um momento de purificação, de limpeza do corpo feminino que permite equilibrar as funções fisiológicas, energéticas, psicológicas e até espirituais. Afinal, a mulher estava pronta para receber um novo ser, estava apta a gerar uma vida e para isso quanto mais equilibrada melhor. Uma inteligência natural do corpo feminino!

Cada mulher irá ter um ciclo de acordo com a sua constituição original (Prakriti) e da constituição que ela está exibindo no momento do ciclo.

Para o Ayurveda há possibilidade de haver 8 tipos menstruais diferentes, porém temos 3 tipos básicos baseado no dosha predominante na mulher naquele mês.


CICLO VATA – é irregular, seco, escurecido, fino, com minúsculos coágulos e um fluxo mais leve. Os sintomas são de prisão de vente, dor (aguda, com cãibras frequente na região lombar e no abdômen inferior), alteração de humor, nervosíssimos, ansiedade, falta de concentração, falta de memória e medo.

CICLO PITTA – geralmente é bem regular, com sangue vermelho bem vivo, quente, podem ter um odor não muito agradável e um fluxo intenso tanto em volume como em quantidade de dias. Os sintomas são de dor de cabeça, acne, ardor, náuseas, vômitos, irritabilidade e emoções de raiva.

CICLO KAPHA – é mais pesado, com predisposição para inchaço pré-menstrual, retenção de líquido e com uma dor incômoda na parte inferior do abdômen. O fluxo é intenso podendo duras de 4 a 5 dias e a cor não é vermelha muito forte. Os sintomas são de tristeza e depressão, o que leva a aquele comer exagerado movido pelas emoções.

Esse são os três tipos puros, mas como dissemos pode ter 8 tipos diferentes que seria uma combinação, uma mistura entre eles.
Aproveite para identificar qual dosha esteve predominante no seu ciclo e assim conseguir saber mais sobre você! Seu ciclo é um presente, um feedback de como foi o seu mês.

#tailaveda #ayurveda #ayurvedabrasil #cosmeticos #cosmetics #vegan #eco #dosha #ginecologianatural #ginecologia #yoni

Deixe um comentário

Carregando Ambiente Seguro