As energias dos alimentos e como combiná-las

Você já reparou que um mesmo alimento pode causar diferentes sensações? Um caso clássico é o pimentão: para muitos, ele deixa aquela sensação de indigestão, para outros, ele passa facilmente e, para outros, "vai de dia".

E é muito legal esse "vai de dia", porque nos revela algo que o Ayurveda tem nos ensinado há anos: a individualidade combinada com a sazonalidade. Quando ingerimos um alimento, ingerimos com ele 4 tipos de energia que terão impacto direto em nosso corpo.

Essas quatro energias são chamadas de:

  • Rasa (sabor)
  • Virya (potência calórica)
  • Vipaka (efeito pós digestivo)
  • Prabhava (efeito na mente) 

RASA

O sabor é a nossa qualidade pré-digestiva. Ele, assim como tudo no universo, é composto pela combinação dos cinco elementos. Só que, assim como os doshas, apesar dessa presença quíntupla, há dois elementos que se sobrepõem. Dessa maneira, com a direção e organização de três energias universais, Sattva, Rajas e Tamas, temos então o surgimento dos 6 sabores. 

Antes de mostrar quais são esses sabores e em quais alimentos encontrá-los, te convidamos a ter um raciocínio ayurvédico:

  • Uma ingestão de alimentos doces nos deixa com a digestão mais pesada, certo? E o nosso dosha que nos remete a esse peso é o Kapha, que tem predominância de terra e água. E adivinha quais são os elementos predominantes do sabor doce? Exatamente: terra e água! Assim, como no Ayurveda semelhante agrava semelhante, pessoas que possuem desequilíbrio em Kapha devem evitar esse tipo de sabor.
  • O mesmo raciocínio vale para Vata. Vata é o nosso dosha leve, composto por éter e ar, portanto deve ser evitado o sabor amargo. E é nesse momento que falamos que comer salada não significa ser saudável. Isso porque as folhas amargas podem estar acentuando o desequilíbrio de uma pessoa "vateada".
  • Agora, com Pitta, o raciocínio é um pouco mais complexo. Em um primeiro momento, seguimos a mesma linha dos outros dois doshas: pitta é formado pelos elementos fogo e água e então devemos evitar o sabor salgado. Sim, até esse ponto estamos de acordo, mas com toda certeza você já ouviu que quem sente queimação, por exemplo, um sinal do desequilíbrio de Pitta, deve evitar os alimentos picantes, não é? Pois bem, essa é a questão: Pitta é o dosha predominante em nossa digestão, porque ele tem fogo, que potencializa o nosso agni, ou seja, o nosso fogo digestivo. Então, quem tem desequilíbrio em Pitta deve evitar os sabores que tenham o elemento fogo como predominantes: ácidos, salgados e picantes.

Sabores: Exemplos de Alimentos

Doce (Terra e Água): Arroz, trigo, mel, leite, morango, abacate, ghee, açúcar, trigo, creme de leite, manteiga, carnes e óleos.

Ácido (Terra e Fogo): Limão, abacaxi, vinagre, iogurte, queijo e tomate

Salgado (Água e Fogo): Algas, picles, peixes de água salgada e molho de soja. Tudo o que possuir sal.

Picante (Ar e Fogo): Gengibre, alho, pimenta, cebola, rúcula e agrião

Amargo (Ar e Éter): Espinafre, açafrão, azeitona, babosa e café

Adstringente (Ar e Terra): Feijões, brócolis, batata, couve-flor, banana-verde, repolho, lentilhas, maçã, pêra, repolho e batatas.

 
VIRYA

Virya é a potência calórica de um alimento, ou seja, a capacidade que esse alimento tem de aquecer ou resfriar o corpo. Alimentos mais quentes são mais fáceis de digerir do que alimentos mais frios, porque estes direcionarão a força do fogo digestivo para eles, facilitando o processo como um todo.

Um virya frio agrava Vata e Kapha, ao passo que pacifica Pitta. Portanto, um virya quente agrava Pitta e pacifica Vata e Kapha.

Essa capacidade está relacionada tanto às características internas do indivíduo quanto ao local de cultivo, sazonalidade e processamento que do alimento.

E como observamos isso na prática?

Kapha está relacionado à produção de muco, ou seja, é denso. Então, para melhorar a saúde em uma gripe, por exemplo, é comum darem chá quente ao doente. Essa é uma forma de aquecer esse corpo e solubilizar esse muco.

 
VIPAKA (efeito pós digestivo)

É o efeito final da digestão. Sendo o momento em que tudo o que precisava ser digerido, foi digerido, e está na hora de repassar os nutrientes para o corpo como um todo.

Esse aspecto é um pouco mais difícil de perceber porque ele é muito sútil e consiste em analisar o sabor residual na boca. No entanto, ao invés de perceber 6 sabores, perceberemos apenas 3:

  • O sabor doce e salgado terão um efeito doce
  • O ácido continua sendo percebido com ácido
  • O picante, amargo e adstringente serão todos percebidos como picante

PRABHAVA

É o efeito provocado na mente, no subconsciente. É difícil explicar essa sensação. No entanto, a forma como os alimentos foram escolhidos, preparados e a atenção no momento da alimentação influenciam muito no corpo.

O exemplo mais prático é o arroz e feijão de self-service no shopping e aquele feito pela sua avó ou mãe. Temos certeza que este último te provocou mais água na boca do que o primeiro. Essa é a capacidade que um alimento preparado com carinho tem sob a gente.

Deixe um comentário

Carregando Ambiente Seguro