Ayurveda, muito mais que um tipo de dieta.
A Ayurveda está muito além de que tipo de dieta é ideal para você. Ela busca entender o que nutre a sua vida, incluindo a maneira como nutrimos nosso corpo e nossa mente. Alimento é energia e por isso a alimentação para o Ayurveda engloba mais do que ingerir alimentos e propõe uma desconstrução na nossa forma de pensar a nutrição.
Preparei 5 dicas para você aplicar no seu dia a dia e obter um melhor aproveitamento da sua nutrição.
Dica 1 – PREPARAÇÃO DO ALIMENTO
A preparação do alimento também envolve manipulação de energia. Há uma troca de energia entre o alimento e quem o prepara. O alimento deve ser preparado por alguém que nos queira bem. A pessoa que cozinha deve sempre o fazer com carinho, para que o alimento seja de boa qualidade energética.
Dica 2 – ESCOLHA DOS ALIMENTOS
Opte por alimentos sazonais. A natureza é sábia, por isso cada estação tem alimentos típicos que nos auxiliam em cada momento. Você já percebeu que as melancias vem no verão para nos hidratar, as laranjas no outono para não griparmos, e as raízes no inverno para nos fortalecer e nos ajudar a suportar os dias frios? Por isso é importante.
Dica 3 – PUREZA DOS ALIMENTOS
O alimento deve ser puro. Devemos comer o que a natureza nos dá, e evitar alimentos processados. Afaste-se um pouco dos supermercados que são cheios de alimentos ultra processados, industrializados. O alimento é aquilo que nutre o corpo, a mente e o espírito, e também altera a nossa disposição mental. Quando o alimento é puro (Sattwico), nossa mente torna-se pura (Sattwica). Aprecie toda essa variedade que a terra nos fornece.
Dica 4 – FOME REAL
Aprenda a ouvir seu corpo e saber quando você realmente tem fome, isso é, identificar a sua fome real. A fome é o seu corpo avisando que está preparado para a digestão, por isso, comer sem fome é forçá-lo a um trabalho que ele não estava preparado para fazer no momento. Por isso, perceber como o seu corpo funciona e em quais horários você sente fome e o grau dessa fome, é fundamental.
Dica 5 – CONEXÃO COM O CORPO
Respeite os sinais que o seu corpo lhe dá. A nutrição moderna é cheia de informação excessiva, que na maioria dos casos, pode confundir as pessoas, e levá-las a experimentar diferentes formas de nutrição juntas, causando danos e desequilíbrios. Você deve ouvir o seu corpo. Ele é o mais sábio de todos. Seu corpo é perfeito. Fique longe de dietas ou correntes alimentares da moda, siga o seu coração e preste atenção aos sussurros e avisos que seu corpo lhe dá. O seu corpo sabe o que é melhor e mais adequado para você!
Dica Bônus – A ALIMENTAÇÃO COMEÇA ANTES DE SENTAR-SE A MESA
Por isso, a nossa dica bônus é: esteja presente no momento de se alimentar. Evite usar o celular enquanto come. Evite ver televisão ou mexer no computador enquanto come. Coma respeitando o seu ritmo pessoal, nem muito devagar e nem muito rápido. Evite comer com raiva ou pensamentos ruins. Tenha uns minutos para respirar antes de se alimentar, e após a refeição. Mantenha sua atenção e sua presença no ato de se alimentar. Assim a sua digestão será mais eficaz.