Como Nossos Estados Emocionais Afetam a Pele

A chave para a saúde da sua pele é compreender que a transformação dos dhatus — os tecidos corporais — é fundamental para a absorção dos nutrientes. No Ayurveda, sabemos há milênios que a pele é um órgão poderoso, refletindo nosso estado interno, seja emocional ou nutricional. Se nos alimentamos mal, nossa pele denuncia; se estamos estressados, nossa pele não esconde.

Essa conexão íntima entre a pele e o sistema nervoso é inegável. Na ciência moderna, observamos que essa relação existe desde a origem embrionária do nosso corpo. Antes de nascermos, somos formados a partir de três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme. A ectoderme, em especial, dá origem ao sistema nervoso central e periférico, à epiderme, aos cabelos e unhas. Essa incrível conexão entre pele e sistema nervoso se dá antes mesmo do nascimento!

A Pele e os Dhatus: Uma Comunicação Interna e Externa

No Ayurveda, aprendemos que os 7 tecidos corporais (dhatus) estão intimamente conectados com as 7 camadas da pele. Isso significa que o que acontece em cada dhatu reflete na pele, assim como o que a pele absorve impacta os dhatus. A saúde da sua pele, portanto, depende da qualidade do plasma (Rasa Dhatu), a fonte inicial dos nutrientes. Por isso, não é só o que você come que importa, mas também a qualidade desse alimento.

Como a nossa pele reflete a nossa baixa vibração psicológica

  • Pele Seca (Vata): Pessoas com pele seca tendem a ser mais preocupadas, agitadas e ansiosas sob estresse. Isso pode ser explicado pela ciência moderna pela estimulação da hipófise, que libera o hormônio antidiurético (ADH), influenciando a retenção de água nos rins e resultando em pele seca. No Ayurveda, essa agitação tenta ser compensada com uma sensação de estabilidade no corpo, retendo tudo o que pode.
  • Pele Sensível (Pitta): Quem tem pele sensível geralmente lida com sentimentos de raiva, frustração e irritabilidade. A adrenalina, liberada nessas situações, é conhecida como o hormônio da luta ou fuga, provocando vermelhidão e sensibilidade na pele. Esse tipo de reação intensa é característico de desequilíbrios em Pitta.
  • Pele Oleosa (Kapha): A pele oleosa está frequentemente ligada a comportamentos depressivos e pensamentos negativos, que induzem hormônios que aumentam a produção de sebo e retêm líquidos. No Ayurveda, um desequilíbrio Kapha leva à retenção excessiva, e o corpo tenta eliminar isso por meio da pele.

Um Segredo da Natureza para Sua Pele

Uma combinação poderosa de ingredientes naturais, cuidadosamente selecionados e transformados por meio de um processo artesanal que dura mais de 20 horas. Plantas extraordinárias, como a centelha asiática, conhecida por estimular a produção de colágeno e promover a regeneração celular; a casca de romã, rica em antioxidantes e vitamina C, que ajuda a iluminar e uniformizar a pele; e a raiz de alcaçuz, que acalma e inibe processos inflamatórios.

Esta combinação é um verdadeiro elixir para a pele, nutrindo profundamente, equilibrando o excesso de oleosidade, e suavizando manchas e linhas finas. Uma verdadeira joia do autocuidado, ele se adapta a todos os tipos de pele, seja para acalmar uma pele sensível, nutrir uma pele seca ou equilibrar uma pele oleosa

Sua pele é um reflexo do seu equilíbrio interno. Comece a observar como suas emoções e alimentação afetam sua pele.



Deixe um comentário

 
Carregando Ambiente Seguro