Dinacharya: Saúde bucal

Se a vida saudável é algo novo para você, ou se deseja viver o estilo de vida ayurvédico, você precisa conhecer o Dinacharya: a rotina diária do Ayurveda. 




O que é Dinacharya?

Dinacharya é um nome em sânscrito. “Dina” significa dia, sol ou fluxo, e “Charya”, significa prática ou conduta. O Dinacharya inclui rituais diários desenvolvidos para manter o corpo em sintonia com os ciclos naturais da Terra e os ritmos do dia. Se realizados com regularidade, disciplina, e constância, darão base na manutenção de uma ótima saúde e irão evitar que doenças se manifestem.


 

Saúde bucal

O despertar do nosso corpo e mente deve acontecer de forma agradável para os nossos sentidos e sistemas. O principal processo a se evitar pela manhã é a digestão.

A digestão começa na boca, no despertar sutil da vida, que se prepara para receber o mundo externo.

Agora imagina só:

A maior parte dos produtos de higiene bucal utilizam sabores doces e ácidos, que iniciam nossa digestão logo pela manhã e fazem o corpo começar a se preparar para receber alimento. Nesse momento, nossa língua e interior da boca estão cheios de Amas (toxinas), que o corpo trabalhou para expelir durante toda a noite. Se iniciamos o processo de digestão nesse momento, nossa língua e boca irão absorver todas essas toxinas novamente.

Por esse motivo, só podemos utilizar os sabores Tikta (amargo), Katu (picante) e Kashaya (adstringente), pois são os únicos que não ativarão nosso processo digestivo.




O PASSO-A-PASSO DO TAILA VEDA

1. Raspar a língua com nosso raspador;
2. Escovar os dentes com a escova ecológica e o pó dental Dashan Sanskar Choorana;
3. Fazer gargarejo com óleo de coco ou de gergelim.




Quando limpamos a superfície da língua e realizamos a escovação com os ingredientes corretos, desbloqueamos nossos canais receptores de informação. Isso nos possibilita reconhecer melhor os alimentos e iniciar todo o processo de digestão (transformação daquela energia) de maneira correta, que é o começo verdadeiro da nossa nutrição. Basicamente, estamos removendo aquilo que interrompe a nossa conexão com a natureza.

Não somos o que comemos, mas sim o que conseguimos digerir. Nossas escolhas dependem da nossa perspectiva e interpretação da realidade. Quanto melhor for a nossa percepção, melhor será o nosso movimento em harmonia com o ambiente, o que nos traz saúde, longevidade e aprendizado.

Deixe um comentário

 
Carregando Ambiente Seguro