INSÔNIA PELO AYURVEDA

Você deita, vira de um lado e depois de outro; fica em um balançar entre abrir e fechar os olhos; dorme, mas depois acorda; o dia nasce, a noite vem e o ciclo se repete. A insônia é um dos distúrbios do sono que mais acomete as pessoas hoje em dia, tornando o ato de dormir uma batalha enfrentada no dia a dia.   

O clássico ayurvédido de Charaka Samita, fala que uma boa noite de sono é essencial para: 

  • Percepção de alegria. 
  • Crescimento físico adequado e nutrição de tecidos. 
  • Imunidade. 
  • Fertilidade. 
  • Pensamento lógico e retenção dos conhecimentos adquiridos.  
  • Vida longa e de boa qualidade. 

 

INSÔNIA E OS DOSHAS   

Segundo o Ayurveda, o sono de qualidade é regido pelo dosha Kapha e quando estamos com Vata ou Pitta agravados, a insônia torna-se uma consequência. Um desequilíbrio em Vata faz com que você se mexa muito durante a noite, tenha a mente muito agitada e não consiga se desligar das tarefas a serem feitas. Além disso, é comum que você tenha problemas no cólon, pois ele é o órgão onde reside esse dosha. Já um desequilíbrio em Pitta faz com que você tenha o sono “picado”, acordando várias vezes durante a noite. Além disso, você pode acordar com palpitações, dores no corpo e também tem sensação de medo e angústia. Para o dosha Pitta, o órgão em que reside é o intestino delgado.  

COMO ISSO TUDO COMEÇA? 

A insônia é multifatorial e pode vir de várias origens, as mais comuns são: 

  • Excesso de cafeína, principalmente após às 18h.  
  • Excesso de comidas frias, secas, apimentadas e frituras. 
  • Emoções retidas.  
  • Muitas preocupações na mente. 
  • Alimentação que favorece o seu desequilíbrio. 
  • Agni fraco, ou seja, má digestibilidade. 

  

Todos esses cenários, para o Ayurveda, são a causa da formação de toxinas, ou seja, ama. Ama quando acumulado em nosso corpo pode levar a muitos estados de doença. Por esse motivo, se automedicar para insônia pode ser um caminho que te leva cada vez mais longe da cura. Isso porque, como vimos, a insônia tem muitas raízes. 

Uma simples mudança nos seus hábitos, na alimentação, incluir exercício físico e mudar a maneira com a qual você lida com as suas emoções, pode ter uma resposta ainda melhor do seu corpo na cura da insônia, sem precisar de intermediários. É nesse sentido que o Ayurveda busca atuar: entendendo você como um todo para que cada vez mais não precise de medicamentos sintéticos para a sua cura.  

  

COMO CURAR A INSÔNIA? 

A cura da insônia sob a perspectiva ayurvédica passa por dois objetivos principais: ajudar na quantidade e na qualidade do sono e também entender a raíz primária do problema.  

Tratamento a curto prazo 

Chá Tridosha - Composto por um blend de camomila, capim-limão, lavanda, Melissa e noz moscada para te ajudar uns 30 minutinhos antes de dormir. Esse chá é utilizado na Índia no tratamento de insônia e por terapeutas ayurvédicos. 

Chá Vata - Para mentes agitadas e que têm dificuldade em se desligar.  

Óleo Aurora - Para ser passado na planta do pé antes de dormir. É composto por rosas brancas, lavanda, camomila, valeriana e cardamomo tcm (óleo de coco).  

Tratamento a longo prazo 

Mudança no estilo de vida. 

Alimentação saudável de acordo com a sua digestibilidade. 

Exercícios físicos.  

Controle emocional  

Higiene do sono - criar o seu ritual noturno e assim habituar o seu corpo a entender que está na hora de dormir. Crie o seu ritual da maneira que quiser. Você pode: tomar um chá, ler um livro, fazer uma meditação. 

 

Deixe um comentário

Carregando Ambiente Seguro