INSÔNIA PELO AYURVEDA
Você deita, vira de um lado e depois de outro; fica em um balançar entre abrir e fechar os olhos; dorme, mas depois acorda; o dia nasce, a noite vem e o ciclo se repete. A insônia é um dos distúrbios do sono que mais acomete as pessoas hoje em dia, tornando o ato de dormir uma batalha enfrentada no dia a dia.
O clássico ayurvédido de Charaka Samita, fala que uma boa noite de sono é essencial para:
- Percepção de alegria.
- Crescimento físico adequado e nutrição de tecidos.
- Imunidade.
- Fertilidade.
- Pensamento lógico e retenção dos conhecimentos adquiridos.
- Vida longa e de boa qualidade.
INSÔNIA E OS DOSHAS
Segundo o Ayurveda, o sono de qualidade é regido pelo dosha Kapha e quando estamos com Vata ou Pitta agravados, a insônia torna-se uma consequência. Um desequilíbrio em Vata faz com que você se mexa muito durante a noite, tenha a mente muito agitada e não consiga se desligar das tarefas a serem feitas. Além disso, é comum que você tenha problemas no cólon, pois ele é o órgão onde reside esse dosha. Já um desequilíbrio em Pitta faz com que você tenha o sono “picado”, acordando várias vezes durante a noite. Além disso, você pode acordar com palpitações, dores no corpo e também tem sensação de medo e angústia. Para o dosha Pitta, o órgão em que reside é o intestino delgado.
COMO ISSO TUDO COMEÇA?
A insônia é multifatorial e pode vir de várias origens, as mais comuns são:
- Excesso de cafeína, principalmente após às 18h.
- Excesso de comidas frias, secas, apimentadas e frituras.
- Emoções retidas.
- Muitas preocupações na mente.
- Alimentação que favorece o seu desequilíbrio.
- Agni fraco, ou seja, má digestibilidade.
Todos esses cenários, para o Ayurveda, são a causa da formação de toxinas, ou seja, ama. Ama quando acumulado em nosso corpo pode levar a muitos estados de doença. Por esse motivo, se automedicar para insônia pode ser um caminho que te leva cada vez mais longe da cura. Isso porque, como vimos, a insônia tem muitas raízes.
Uma simples mudança nos seus hábitos, na alimentação, incluir exercício físico e mudar a maneira com a qual você lida com as suas emoções, pode ter uma resposta ainda melhor do seu corpo na cura da insônia, sem precisar de intermediários. É nesse sentido que o Ayurveda busca atuar: entendendo você como um todo para que cada vez mais não precise de medicamentos sintéticos para a sua cura.
COMO CURAR A INSÔNIA?
A cura da insônia sob a perspectiva ayurvédica passa por dois objetivos principais: ajudar na quantidade e na qualidade do sono e também entender a raíz primária do problema.
Tratamento a curto prazo
Chá Tridosha - Composto por um blend de camomila, capim-limão, lavanda, Melissa e noz moscada para te ajudar uns 30 minutinhos antes de dormir. Esse chá é utilizado na Índia no tratamento de insônia e por terapeutas ayurvédicos.
Chá Vata - Para mentes agitadas e que têm dificuldade em se desligar.
Óleo Aurora - Para ser passado na planta do pé antes de dormir. É composto por rosas brancas, lavanda, camomila, valeriana e cardamomo tcm (óleo de coco).
Tratamento a longo prazo
Mudança no estilo de vida.
Alimentação saudável de acordo com a sua digestibilidade.
Exercícios físicos.
Controle emocional
Higiene do sono - criar o seu ritual noturno e assim habituar o seu corpo a entender que está na hora de dormir. Crie o seu ritual da maneira que quiser. Você pode: tomar um chá, ler um livro, fazer uma meditação.