As 5 linguagens do amor e os doshas



A linguagem é uma forma de expressão, uma forma pela qual compreendemos a língua, que por sua vez, é o conjunto de diversos símbolos que possibilitam a comunicação. Porém, a comunicação vai além de palavras ditas: ela também está nos gestos e, até mesmo, no silêncio.

Gary Chapman, autor do livro "As 5 linguagens do amor", escreveu que existem cinco formas de demonstrar o amor. Segundo o conselheiro, cada pessoa nasce com uma forma específica de identificar, receber e dar amor.

Essa mistura, em diferentes proporções, das cinco linguagens formando a individualidade de cada um, tem muita a ver com o Ayurveda.

Isso porque, para o Ayurveda, tudo nasce a partir dos 5 elementos e, em diferentes proporções, cada pessoa é formada em sua combinação única. Assim, nasce a proporção individual de cada dosha. Isso se relaciona muito com a teoria de Gary Chapman.



Vejamos quais são as 5 linguagens do amor e como elas se relacionam com os doshas:

Palavras de afirmação

São frases positivas sobre o comportamento ou ação do outro. Por exemplo: "O jantar estava uma delícia", "Adorei a sua roupa" ou até mesmo palavras que encorajam "Você irá conseguir fazer isso dar certo".

Pessoas com maior tendência a Pitta são muito falantes, então essa linguagem talvez não as agrade muito, uma vez que semelhante agrava semelhante. Mas é uma ótima maneira de se relacionar com Vata e Kapha.

Tempo de qualidade

É aquele tempo dedicado às pessoas que você ama. Isso pode ser um momento de conversa no sofá, chamar para assistir um filme, passeios ou até mesmo ficar junto sem fazer nada. Com a correria do dia a dia, essa linguagem ficou sendo cada vez mais deixada de lado e é importante, independentemente do seu dosha.

Presentes

Essa linguagem do amor pouco tem relação com o preço do presente e sim o seu valor verdadeiro. É sobre a lembrança que aquela pessoa teve de nós. Quem gosta dessa linguagem se sente valorizado.

Essa é uma linguagem que agrada muito o dosha Pitta, uma vez que esse dosha adora surpresas. 

Gestos de serviço

Neste caso, as atitudes importam mais do que palavras, o que Pitta valoriza muito. Nessa linguagem do amor, fazer gestos de serviços (como levar o lixo para fora, arrumar a fechadura da porta ou, até mesmo, trocar as pilhas do controle) têm grande valor. Pode parecer simples, mas são atitudes que pessoas com essa linguagem valorizam.

Toque físico

Essa linguagem do amor é muito variável, podendo ir desde um toque simples no braço a até mesmo abraços mais apertados. Lembrando sempre do consentimento! Essa é uma linguagem essencial para quem tem predominância Vata, porque respondem bem ao toque e ao som.

Deixe um comentário

Carregando Ambiente Seguro